4.10.14

Identidade Cultural na Pós-Modernidade

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro, DP&A, 1992.


Estruturas tradicionais de sociedades (paisagens culturais de classe, gênero, raça, etnia e nacionalidade) estão cada vez mais fragmentadas, deslocando-se para as mais diversas localidades sociais. Esse deslocamento tem causado o que Hall chama de "crise de identidade". Tal crise está associada à uma transformação da modernidade: relação de um indivíduo "pós" ao seu tempo moderno, e ao mesmo tempo fixo no tradicionalismo.

Hall cita 3 concepções de identidade cultural:
  1. O sujeito do Iluminismo, individualista, tendo o "eu" como essência de tudo, dotado de razão, consciência e poder de ação;
  2. O sujeito sociológico: a força do "eu real", mas principalmente de sua interação com a sociedade, o que contribui para o favorecimento de seus ideais. Funciona também como um formador de posições sociais, ligando o "mundo interior" ao exterior, estabilizando, dessa forma, uma significação social e o enrijecimento da cultura.
  3. O sujeito pós-moderno: a partir das diversas posições sociais que o sujeito deve se colocar e principalmente devido a facilidade de acesso à culturas globais através das tecnologias digitais, essa multiplicidade de "ser" internaliza no indivíduo, de maneira à causar contradições internas com tantas identificações. Isso faz com que o sujeito se desloque entre as diversas camadas sociais, cada vez mais fragmentadas.
Na modernidade tardia, o caráter da mudança está na dissolução dos grupos sociais, da união por longos ou curtos períodos de tempo, e por constantes alterações de personificação. As sociedades tradicionais estão atreladas à símbolos e práticas repetitivas, sempre ligando o presente ao passado. Já as sociedades contemporâneas, são questionadoras e reflexivas ao caráter tradicionalista.

Na relação de alcance mundial da comunicação e na formação de instituições modernas, se desloca o sentido de centralização para dispersão em áreas afastadas do conglomerado (entendidas como "indefinidas do espaço-tempo"). Assim, ocorrem transformações de extensão global e, concomitantemente, na identidade do sujeito. Deslocamento de de centro para centros. Rupturas de condições precedentes.

No entanto, são diferentes elementos de identidade que se articulam entre si sem engessar a estrutura de identidade aberta. Tal carácter fornece possibilidades de novas identidades de tipos diferentes de articulação.

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