O Projeto

Com base em inquietações sobre a perda do contato visual, que está aos poucos vagando para o precipício do endurecimento das relações, o presente projeto surge com o intuito de fazer voltar o olhar do sujeito para o outro, através da comunicação corporal. Observando o comportamento corporal do sujeito contemporâneo - tido aqui como fragmentado, múltiplo em cultura -, analisando as possíveis marcas de tradição e de "novas técnicas do corpo", será desenvolvido um trabalho de sensibilização visual e intervenção coreográfica com os moradores do bairro do Caquende, em Cachoeira (BA), utilizando, para isso, dois meios de comunicação: a tecnologia digital e o corpo.

Palavras-chave: Comunicação Visual; Imagem Digital; Expressão Corporal


O projeto de pesquisa "Identidade Coreográfica", apoiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, faz parte dos planos de pesquisa do projeto “Laboratório Corpo, Imagem e Convergência: processos poéticos no digital”, coordenado pela Profa. Dra. Valécia Ribeiro, orientadora do grupo de pesquisa [Re]Image.



O pesquisador

Renan Bozelli é graduando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia desde 2012, e bolsista pelo PIBIC no projeto de pesquisa “Laboratório Corpo, Imagem e Convergência: processos poéticos no digital”, com orientação da Doutora Professora Valécia Ribeiro. Atualmente ocupa a função de Assistente Técnico-Artístico na Rosza Filmes Produções, onde desempenhou trabalhos como a cobertura fotográfica dos eventos Muritiba Sound System (2013) e Festival 5 Minutos Cinema Expandido atuando também na produção local deste (2014, Cachoeira/BA), colorista dos filmes "Fio de Ariadne", "Morreu Maria Preá" e do vídeo promocional do "Caruru dos 7 Poetas" (2013 e 2014).

Atuou como bailarino, dançarino e coreógrafo em festivais e eventos, como os I, II e III Espetáculos de Ballet Gabriela Mangine, os Espetáculos da Cia. de Dança Contemporânea Nó de Nós (2007 à 2011), na  Expo São Roque (2007 à 2013) e a Festa das Orquídeas São Roque (2007 e 2011). Como performer, atuou em "Identidades Elementais" (de Flávia Pedroso) na XI Bienal do Recôncavo, "Imagens no ar"(coordenado pelo Mestre Professor Tonico Portela) no Seminário de Pesquisa em Artes 2013 da UFRB; desenvolveu trabalhos como "Sexo das Andorinhas" e "O Filtro" (junto de Rwolf Kindle, Ulisses Arthur), durante os Encontros poéticos da Casa de Barro, e "Transições" (junto de Flávia Pedroso e Betto Veras), no Encontro de Artes 2014 da UFRB .

Nenhum comentário:

Postar um comentário