MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In: Sociologia
e Antropologia. São Paulo; Cosac Naify; 2003.
"Toda sociedade impõe ao indivíduo um uso rigoroso do seu corpo. É por meio da educação, das necessidades e das atividades corporais que a estrutura social impõe sua marca sobre os indivíduos."

Técnicas corporais
Para Mauss, as técnicas corporais referem-se à "atos tradicionais e eficazes que combinam elementos biológicos, psicológicos e socioculturais, sem que os principais agentes e objetos tenham sempre consciência disso". Ele, então, sintetiza essa compreensão dos estudos em técnicas do corpo como antropologia do gesto: estudos da relação com os hábitos corporais, das técnicas e condutas tradicionalmente apreendidas e transmitidas. Trata-se, enfim, de um sistema simbólico de comunicação e pensamento atrelado ao coletivo.
De modo geral, o corpo é tido como o principal objeto e meio técnico de contato do homem com o mundo. E suas técnicas são um conjunto de atitudes permitidas ou não, naturais ou não. "Toda técnica propriamente dita tem sua forma". No campo psicológico, o indivíduo apreende tais técnicas de forma generalizada, associando todo ato social à técnica corporal. "Ato técnico, ato físico e ato magico-religioso confundem-se para o agente".
Nenhum comentário:
Postar um comentário